Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cartas para o Imperador e para a Imperatriz

Para o Imperador e a Imperatriz


Fui acordada esta manhã às 5 horas por um criado batendo à minha porta às 5 horas da manhã , que mi vinha dizer que sua Alteza Imperial tinha passado a noite muito incomodada da tosse e com muita febre. Corri imediatamente para cá e poucos minutos depois estava igualmente aqui o Dr. Freire (1) que acha a Princesa com uma pequena bronquite é mais prudente que venha para cá o Valadão. - Ontem a tosse piorou de tarde mas por mais que eu instasse e dissesse que era melhor não ir à Igreja a Princesa teimou e quis ir . - Durante a lição de Botânica das 4 às 5 ela teve as mãos frias e ainda eu lhe disse que se Mamãe estivesse aqui que ela estaria de cama, mas ela disse como V V.MM. sabem que não era nada, que assim era que tratava seus defluxos etc. e às 6 horas ½ fomos às trevas. (2) Voltamos de caleche e ela não quis cear, levou ainda escrevendo a VV.MM. e parecia alegre. Parece que de noite, logo que se deitou esteve muito inquieta tossindo muito falando em leões, em Mamã etc.etc. Senhora D. Rosa abafou-a bem, tem suado duas camisas e não parece agora tão aflita com a tosse como de noite. Eu não entendo de febre mas ela não me parece ter lá muita quentura no corpo e as mãos estão em moiteur .(3)
Com o favor de Deus não será coisa de muito cuidado e rogo a VV. MM. que não se aflijam mais do que é natural.
A Princesa Lhes beija a mão e o mesmo faz a humilde criada .

18 de Abril de 1862
Condessa de Barral


Arquivo Grão Pará - Petrópolis Rio de Janeiro .


(1) Ensinava Botânica o Dr Freire Alemão .
(2) Ofício de trevas da Quarta - Feira Santa - dia 16 de Abril .
(3) Moiteur - humidité - ligeira umidade ou suor provocada pela febre .

Nota - Pelo texto não se poderia concluir tratar-se da Princesa Isabel, ou de sua irmã D. Leopoldina, mas pela carta seguinte, vê -se que era a primeira .



Petrópolis 18 de Abril [ 1862 ]

Para Suas Majestades Imperiais .


Estamos mais contentes com a chegada do Dr. Valadão que não acha febre nem nada de cuidado na Princesa . É um forte defluxo que com repouso e cama melhorará breve . Folgo muito de dar esta boa notícia a Vossas Majestades . Tinha mandado duas partes pelo telégrafo, mas infelizmente foram recambiadas por ter havido transtorno no fio elétrico. -
Com os boletins dos médicos Vossas Majestades ficarão bem ao fato do estado da Princesa que está alegre, e tem brincado todo o dia sem dormir um só instante e com sua atividade habitual, ora desenhando, ora mandando fazer saquinhos para arrumar sua venda de secos e molhados etc.etc.
A Princesinha (1) foi beijar o pé do Senhor às 5 horas - Deu lição com o Paula Cândido (2) outra de Botânica com o Freire, traduziu latim e agora vai dar lição de Inglês comigo . Ela passou bem o dia e mandam ambas saudades a Vossas Majestades. -
Mademoiselle Templier está com uma fortíssima defluxeira ela beija a mão de Vossas Majestades e o mesmo fazem D. Rosa e minhas outras companheiras, mas hoje não pôde vir por estar com inflamação de olhos . -
Tomara já ver chegar Vossas Majestades, porque como Mãe sei tudo quanto Seus corações devem ter sentido e tudo quanto o meu também tem partilhado dessa aflição .
Sou com maior respeito de Vossas Majestades Imperiais a humilde criada .
Condessa de Barral


Papel azul .
Duas páginas de texto .


Arquivo Grão Pará - Petrópolis, Rio de Janeiro .


(1) D. Leopoldina Tereza .
(2) Conselheiro e professor Dr. Francisco de Paula Cândido, médico da Imperial Câmara . Escreveu diversas obras sobre Medicina e Física .
Para o Imperador e a Imperatriz


Sim Sou eu mesma, e eu escrevendo a VV.MM. de Paris, onde vim logo que isso foi possível, porque sabe que hoje infelizmente sou ainda mais Pai do que Mãe de meu filho, e que não devia négliger a menor acasião de saber de nossos negócios. Vim, pois de Londres no Domingo 5 deste mês às 8 h. da noite com o Sr. Correia adido da Legação do Brasil (1) e figurando sobre seu passaporte de encarregado de despachos. Viagem de mar de 10 horas - Dieppe ocupada pelos Prussianos - Houve sua dificuldade em fazer compreender ao Gal. Pietriskin que era coisa diplomática. Ele dizia - che n’endend rien a la politiké allez barler au Machor Müller. (2) Este deu licença e nós partimos por um trem militar Prussiano, com todo o material Prussiano, wagons de 3.a classe, e assim chegamos a Rouen às 8 h. da noite. Lá vi o Dr. Bronn (3) com muito prazer. No dia 7 seguimos para Amiens, lá tendo saído do carro para almoçar tomaram nossos lugares, e para seguir viagem entramos num wagon de Bois e fizemos boas 2 horas de viagem sobre a palha. Em Creille pudemos comover le chauffeur de outro trem de Bois que nos tomou com ele no fourgon du frein de la Locomotive, (4) e depois de mil paradas e dificuldades , chegamos à la Chapelle St. Denis dentro das fortificações de Paris ! Foi com grande muito grande emoção. Eram 2 horas da madrugada , chuva à gamelas (5) e lama digna do Calolé de Sto. Amaro (6) - Foi mister gramar a pé até Paris onde chegamos às 3 - Dormimos num hotel porque não se podia achar quem carregasse a bagagem e París estava no escuro - Que tristeza! , que miséria ! No dia 8 disse ali adeus ao Sr. Correia cada um tomou sua direção e eu fui antes de vir à minha casa entregar todas as cartas, de que vinha encarregada. Era o famoso dia das eleições - Tudo se passou sem barulho, mas creio que o partido Democrático rouge l’emportera. (7) Nem posso contar tudo quanto tenho visto, e tudo quanto tenho feito ! parece incrível - Hoje já estamos a 11 do mês e a lista é ainda tremenda. Achei aqui 3 correios do Brasil de Julho e Agosto que tanto cuidado me deram estou pois agora retrospectivamente em dia com meus amigos e sei o que se passou em minha casa. Deus louvado as bombas não vieram deste lado do Seine e os estragos mesmo na margem esquerda são comparativamente pequenos . Rombos no Panthéon, Inválidos, St. Sulpice, Colégio Henri IV.e e Biblioteca de Sta. Genoveva. Lá fui ver o respeitável Mr. Ferdinand Denis (8) que passou essa crise cruel no seu posto de honra perto dos tesouros da ciência com que ele se tinha posto nas adegas da Biblioteca e com bombeiros para apagar o incêndio caso lá se declarasse. Um obus entrou-lhe pelo quarto onde ele repousava. Excelente digno homem. Quando outros se afligem por interesses mesquinhos esse caráter tem a meus olhos muita grandeza defender e querer morrer com seus manuscritos preciosos - C’est Antique ! (9)
12 de fevereiro - Acabo de receber a notícia fatal (10) e com o coração partido da mais pungente dor me atiro nos braços da Imperatriz e aos pés de V. M. I. para chorar com ambos Nossa querida Filha pois só se eu perdesse meu filho poderia sentir maior pesar. Nem peço desculpa, tudo é pouco para exprimir o que sinto dentro do coração ! E eu que Lhes dei a notícia das melhoras ! Verdade é que o telegrama recebido a 3 dizia que ela tinha piorado no dia 1.o mas que a 2 ia melhor ! - Oh custa muito curvar a cabeça diante de decreto que parece tão injusto. Uma menina e Mãe de 4 filhinhos ! (11) É horrível - A notícia caiu sobre mim como um raio e da maneira a mais cruel. Mando o documento a VV. MM. que ainda terão dó de Sua pobre criada que banhada em lágrimas Lhes beija a mão.


C de Barral


[ Fevereiro de 1871 ]


Papel tarjado de luto .
Quatro páginas de texto .


Arquivo Histórico do Museu Imperial - Petrópolis, Rio de Janeiro


(1) João Artur de Souza Correia, um dos adidos da Legação do Brasil em Londres, mais tarde enviado extraordinário e ministro plenipotenciário do Brasil na Santa Sé e depois Grã-Bretanha .
(2) ... - eu não entendo de política ide falar com o Major Müller. A Condessa escreve em mau francês reproduzindo a péssima pronúncia do general Pietriskin que comandava o grupo militar da fronteira.
(3) Jorge Broon, militar, chefe de divisão graduado, comandante geral dos navios desarmados.
(4) ... furgão de freios da Locomotiva, ... Furgão é o vagonete coberto, dos trens antigos, que transportava víveres e bagagens.
(5) Chuva à gamelas - a Condessa usa a expressão regional quando o mais comum é chuva a cântaros ou a potes, para indicar chuvas copiosas, torrenciais .
(6) Calolé de Santo Amaro - estrada na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia .
(7) . o partido Democrático vermelho vencerá .
(8) Ferdinand Denis, conservador e bibliotecário da Biblioteca de Santa Genoveva (1840) de Paris. Esteve no Brasil entre 1816-1820, como auxiliar do vice-cônsul francês na Bahia. Interessava-se pelos assuntos brasileiros, autor de numerosos trabalhos sobre nosso país. Foi condecorado com a Ordem Imperial do Cruzeiro pelo muito que se ocupou do Brasil .
(9) É antigo ! - certamente os tempos eram outros e a atitude de Ferdinand Denis era considerada por ela como algo do passado.
(10) Momento em que recebeu a notícia da morte de D. Leopoldina, ocorrida em Viena, vítima da febre tifóide .
(11) Os Príncipes D. Pedro Augusto, D. Augusto Leopoldo, D. José Fernando e D. Luís Gastão .